home
listar posts
fale conosco

Maristela Garmes é
jornalista da ACI
O Brasil emergente foi assunto ontem de vários pesquisadores
Publicado em 31/08/2012 às 14:06

Geomundi.org

O evento O Brasil emergente em debate ocorreu ontem, dia 30, no Instituto de Física Teoria da Unesp, campus de São Paulo. Vários pesquisadores - alguns da Unesp e de outras instituições – apresentaram um resumo dos artigos que compõem a edição em francês do livro L’Aube du Brésil, obra em que os mesmos expositores publicaram textos.

O encontro se deu por meio de três mesas-redondas. Ao final de cada mesa, os debatedores provocaram os participantes e, em defesa de uma opinião ou contra um argumento, os palestrantes foram levados a pensar o Brasil em vários aspectos.

Segundo o professor Jorge Barrientos, organizador do evento, “a ocasião para debater estes temas é muito oportuna. É uma forma de pensarmos o Brasil com suas limitações, suas vantagens e seu futuro”.

O professor ainda destacou que o próximo desafio é fazer a publicação em português.                          

 

Podcast: o novo marco regulatório do setor petrolífero brasileiro
Publicado em 29/08/2012 às 11:48

 

espaçointeressenacional.blogspot.com

 

No evento do dia 30, o economista Rodrigo Valente Serra da Agência Nacional de Petróleo (ANP) apresentará algumas expectativas da sociedade sobre a nova posição do Brasil como exportador de petróleo.  Segundo ele, para alguns isto é uma verdadeira janela de oportunidade: Brasil irá gerar muitas divisas, fortalecerá a capacidade de investimento do Estado, promoverá políticas públicas e também o aumento da capacidade de investimento em infraestrutura produtiva.

Os olhares mais críticos enxergam nesta nova posição do Brasil um risco. O conhecido paradoxo da abundância ou maldição dos recursos naturais que seriam as mazelas dos países ricos em recursos naturais, porém pobres e com índice de desenvolvimento baixo.

“O mais importante é que a exportação de recursos naturais trará muitos dólares para nossa economia. Isto terá um efeito sobre a taxa de câmbio de valorizar a nossa moeda. Ao valorizar teremos dificuldade em exportar os demais produtos porque estarão mais caros. Isto gerará então um problema no setor produtivo”, explica o especialista. Durante palestra, vou fazer uma aproximação sobre esta discussão, finaliza.  

 

Ouça o pesquisador!

Podcast: O problema fundiário brasileiro
Publicado em 27/08/2012 às 16:36

 

Infoescola.com

 

Sebastião Guedes fará um balanço da concentração fundiária no Brasil e tentará mostrar o que foi feito na última década para tentar resolver alguns dos aspectos da questão da titulação de terras. “Existe um contexto muito favorável para as mudanças institucionais e a tônica de minha fala será apontar quais são estas mudanças e o que pode melhorar no quadro fundiário com relação ao aspecto da titulação de terras”, diz.   

Segundo ele, hoje a questão fundiária no que diz respeito à terra rural é uma situação de caos porque o Brasil é um dos poucos países do qual o Estado nacional não conhece boa parte dos territórios brasileiros e de como ele está distribuído em termos de proprietários (Quem são estes proprietários? Qual o tamanho desta área? A terra ocupada é pública ou privada?).

Os dados que o Incra disponibiliza são alarmantes. A situação no Brasil é muito ruim do ponto de vista do reconhecimento da regularização fundiária por parte do Estado. “Podemos pensar que apesar desta situação caótica é possível haver uma melhora desde que ajam algumas mudanças institucionais”, finaliza.       

 

Sebastião Guedes é professor do departamento de economia da Unesp de Araraquara. Desenvolve pesquisas na área de Economia institucional ligada às questões agrícolas e agrárias.    

Ouça o pod com o estudioso!

Podcast: melhoria do ensino público brasileiro
Publicado em 24/08/2012 às 12:35

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

 

O que aconteceu com o ensino público nos últimos 50 anos? Esta questão permeia o estudo realizado pelo professor Cláudio Gomide, do departamento de Educação, da Unesp de Araraquara.

De acordo com o professor, foram identificados dois importantes fatores que caracterizam este cenário no Brasil na última década: a urbanização (acompanhada da mudança do tempo e da cultura) e o surgimento das novas mídias na Internet. A forma de pensar também esta mudando. “Estamos passando do mundo do papel para o mundo digital”, diz.

“Neste contexto todo queremos fazer uma educação de qualidade. Para tanto, precisamos conhecer o perfil destes alunos e as perspectivas para saber quais devem ser as políticas públicas para forjar uma educação que de conta das necessidades nos tempo atuais”, finaliza.     

 

Veja podcast com o estudioso!

Podcast: "bônus demográfico" brasileiro
Publicado em 22/08/2012 às 11:33

 

acoresgeografico.wordpress.com

 

O pesquisador Gustavo Naves Givisiez fala sobre transição demográfica. Segundo ele a transição é um processo de mudança da população que passa de um regime de alta fecundidade e alta mortalidade para um regime de baixa fecundidade e baixa mortalidade.

Neste momento o Brasil vive um “bônus demográfico”, em que temos uma alta proporção de pessoas em idade ativa, entre 15 e 50 anos de idade, e uma pequena proporção de crianças e idosos, explica o professor. “É uma população que tem uma idade produtiva bem maior do que o resto da população”.       

Gustavo Givisiez é professor do departamento de Fundamentos das Ciências da Sociedade a Universidade Federal Fluminense (UFF). O docente ministrará a palestra junto com a professora ElZira Lucia de Oliveira, do departamento de Geografia da UFF.        

 

Ouça pod com o professor!!!

 

Podcast: democracia brasileira e a Constituição de 1988
Publicado em 21/08/2012 às 15:06

 

theoduretocarlosdefariasouto-souto.blogspot.com

O professor Jorge Barritentos-Parra faz uma análise do papel da Constituição de 88 na construção da democracia no país.

Segundo ele, se tem falado muito em reforma tributária, trabalhista ou política. “São questões que estão colocadas e que o Brasil precisa resolver. Para tanto, qualquer que seja o caminho, precisamos tocar a constituição ou deixar como ela está", diz. 

Jorge Barrientos-Parra é professor do departamento de Administração Pública da Unesp de Franca. Mestre em Direito pela USP e doutor em Direito pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica.    

 

Ouça conversa com o professor Jorge! 

Podcast: Brasil e forças armadas
Publicado em 20/08/2012 às 11:37

brasilemdefesa.blospot.com

 

"Com relação a defesa brasileira, o Brasil tem que assumir um protagonismo no cenário internacional, seja por interesse próprio ou por solicitação dos demais Estados", diz o professor Sergio Aguilar. Ao mesmo tempo pergunta: como aumentar a capacidade militar sem resultar em uma percepção de ameaça por outros Estados, principalmente por nossos vizinhos?

Para ele, o Brasil está no caminho certo porque está procurando fortalecer os laços de cooperação e coordenação em defesa na América do Sul. O exemplo maior é a criação do Conselho Sul-Americano de Defesa, no âmbito da Unasul.       

Sérgio Aguilar é professor do departamento de Sociologia da Unesp de Marília. Foi observador da ONU na Bósnia Herzegovina e na Croácia, durante a guerra civil na antiga Iugoslávia.

Em Relações Internacionais atua com os temas de segurança internacional, conflitos e resolução de conflitos, direito internacional dos conflitos armados e operações de paz.

 

Ouça os comentários do professor!

Podcast: o negro no Brasil
Publicado em 17/08/2012 às 11:19

 


revistaculturacidadania.blogspot.com

 

A ideia é discutir como o Brasil no 3º milênio poderá abrir um conjunto de expectativas, de experiências e de projetos levando em consideração o reconhecimento de nossa diversidade social, econômica, política e demográfica, diz o professor Dagoberto José Fonseca.

Que tipo de diálogo o Brasil faz hoje considerando que somos a segunda maior população negra do mundo?  Como encarar e fortalecer este caráter social?  

Dagoberto é professor da Unesp de Araraquara, do departamento de Antropologia. Trabalha com antropologia das populações afro-brasileiras e africanas.   

 

Ouça o que ele disse!

Podcast: vulnerabilidade ambiental no comércio bilateral brasileiro
Publicado em 16/08/2012 às 17:22

 

 

A economista Luciana Togeiro de Almeida conta que há um caráter de vulnerabilidade nos indicadores ambientais da macroeconomia brasileira no que se refere à pauta de exportação.

Acompanhe a entrevista.  

Podcast: a influência da política externa brasileira nos direitos humanos e nos direitos internacionais humanitários
Publicado em 16/08/2012 às 12:20


nucsirelucb.blogspot.com

 

O professor José Blanes Sala questiona:

Qual é o foco de direitos humanos que estão contidos na política externa brasileira????

Quanto isto influência nas relações com outros países????

Até que ponto isto é um reflexo de nossa mudança internamente???     

 

Blanes é da área de Relações Internacionais e professor da pós-graduação da Unesp de Marília.

Ouça o podcast!

Podcast: raízes coloniais da sociedade brasileira
Publicado em 16/08/2012 às 11:00

José Leonardo do Nascimento comenta sobre o evento:

“a origem deste colóquio vem do interesse de uma instituição europeia em estudar as particularidades das sociedades dos países que compõem os Brics.”

 


revistadasaguas.pgr.mpf.gov.br

E fala sobre sua conferência...

"o Brasil é explicado pelo seu processo de colonização. Eu retomarei as interpretações do Brasil a partir do período colonial e levarei ao debate a questão: será que a sociedade brasileira é determinada pelo caráter específico da nossa colonização?"      

 

O professor José Leonardo desenvolve pesquisa na área de estética, história da cultura e das artes. É professor do Instituto de Artes da Unesp, câmpus em São Paulo e também participa da comissão organizadora do evento.  

 

Ouça a entrevista!

Podcast: Brasil emergente
Publicado em 15/08/2012 às 16:11

 

"A ideia é discutirmos o Brasil de um ponto de vista brasileiro tratando de estabelecer uma metodologia de análise sobre o nosso país".

 

Jorge Barrientos-Parra (um dos coordenadores do colóquio)

 

Acompanhe a entrevista! 

A blogueira sugere você dar uma olhadinha na programação do evento...
Publicado em 15/08/2012 às 10:30

Mesas-redondas:

 

 

 

stock.xchng

 

Mesa 1: A Sociedade Brasileira - das 9h às 12h

Debatedor: Marco Antonio Villa (UFScar)

 

Palestrantes:

Raízes Coloniais da Sociedade Brasileira

José Leonardo do Nascimento (Instituto de Artes)

 

O Negro no Brasil

Dagoberto José Fonseca (Unesp, câmpus de Araraquara)

 

A Violência no Brasil e o Direito à Segurança

Paulo Borges (Unesp, câmpus de Franca)

 

Panorama da Educação Superior no Brasil

Maria Teresa Kerbauy (Unesp, câmpus de Araraquara)

 

Cenário e Perspectivas para a Melhoria do Ensino Público no Brasil

Cláudio Gomide de Souza (Unesp, câmpus de Araraquara)

 

Transição Demográfica no Brasil: oportunidades e desafios

Elcira Lucia de Oliveira e Gustavo Naves de Givisiez (UFF)

 

A Democracia Brasileira: um olhar à partir da Constituição de 1988

Jorge Barrientos (Unesp, câmpus de Araraquara)

 

Mesa 2 - Desenvolvimento Econômico – das 13h às 16h

Debatedor: Alexandre Coutinho Pagliarini (UNIT/SE)

 

Palestrantes:

Planejamento Territorial e a Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo do Brasil

Cláudio Paiva e Suzana Cristina de Paiva (Unesp, câmpus de  Araraquara)

 

O Problema Fundiário Brasileiro

Sebastião Guedes (Unesp, câmpus de Araraquara)

 

A Importância do Brasil como Exportador de Produtos e Tecnologias Agropecuárias

José Giacomo Baccarin (Unesp, câmpus de Jaboticabal)

 

O Novo Marco Regulatório do Setor Petrolífero Brasileiro: dádiva ou maldição?

Rodrigo Valente Serra (ANP)

 

A Vulnerabilidade Ambiental no Comércio Bilateral Brasil - União Europeia

Luciana Togeiro de Almeida (Unesp, câmpus de Araraquara)

 


stock.xchng

Coffe-break – das 16 às 16:30 horas – ao lado do auditório do IFT

 

Mesa 3 – O Brasil no Contexto Internacional  - das 16h30 às 18h

Debatedor: Dimitri Dimoulis

 

Palestrantes:

O Brasil e as Organizações Internacionais: operações de paz, integração regional e o déficit de legitimidade 

Jorge Luís Mialhe (Unesp/Unimep)

 

A Questão da Influência da Política Externa Brasileira em Matéria de Direitos Humanos e de Direito Internacional Humanitário

José Blanes Sala (UFABC)

 

Novos Rumos para as Forças Armadas do Brasil no Contexto do Mercosul

Rui Décio Martins (FDSBC/Inimep)

 

Brasil e Forças Armadas

Sérgio Aguilar (Unesp, câmpus de Marília)

 

Brasil e Estados Unidos: uma parceria limitada 

João Augusto de Castro Neves (analista do grupo americano EURASIA GROUP)

 

A nova imigração: questões sócio-jurídicas

Soraya Lunardi (Unesp, câmpus de Araraquara)

 

Comissão Organizadora:

Jorge Barrientos-Parra (Unesp, câmpus de Araraquara)

José Leonardo do Nascimento (Instituto de Artes)

Cláudio Paiva (Unesp, câmpus de Araraquara)

Edição francesa e brasileira do evento
Publicado em 15/08/2012 às 10:22

 

Livro em francês: a maioria dos textos que serão apresentados durante o evento já foram publicados na França, em 2011, pela revista Agir, número 47.

A matéria sobre a edição francesa foi publicada no portal da Unesp.

Confira: http://migre.me/aih6Z

Já no Brasil... novos textos serão acrescentados à obra e publicados em breve.

Como fazer inscrição para o evento?
Publicado em 15/08/2012 às 10:10

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de agosto.

Fique atento porque no dia do evento não será possível se inscrever. 

Para participar é só enviar e-mail para rcnassa@ia.unesp.br .

 

Colóquio: Brasil emergente em debate
Publicado em 15/08/2012 às 10:00

Dia 30 de agosto, das 8h30 às 18h, ocorre o colóquio O Brasil emergente em debate no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de São Paulo. O evento tem como proposta discutir o Brasil dentro do âmbito dos “países emergentes”, no caso específico dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

indrus.in

Indrus.in

De acordo com o professor Jorge Barrientos-Parra, da Unesp de Araraquara, e um dos coordenadores do colóquio, fala-se da emergência dos países dos Brics. Dentre eles somente a África do Sul, a Índia e o Brasil são realmente emergentes. Todos eles foram fortemente colonizados e não tiveram na sua história o status de potência, como a Rússia e a China”.  

Segundo ele, a Rússia e a China tiveram um papel importante na história do século XX pela escolha ideológica oposta ao Ocidente e por levar a metade da população mundial a experimentar regimes de partidos únicos, de inspiração marxista. “Quanto ao Brasil, a sua condição de emergente depende do nível de reflexão e da capacidade das suas elites, de seus pesquisadores e intelectuais de pensar o país no contexto mundial”. “Os temas tratados no evento são vitais e de palpitante atualidade“, diz o professor de administração pública.        


blog.planalto.gov.br

O encontro terá três mesas-redondas que abordarão a sociedade brasileira; o desenvolvimento econômico brasileiro; e o Brasil no contexto internacional. A primeira avaliará as potencialidades sociais do Brasil como a questão do negro, as perspectivas para a melhoria do ensino público, a situação atual da educação superior, a violência e o direito à segurança e as raízes da sociedade brasileira, entre outros temas.

A segunda mesa discutirá a emergência econômica do Brasil: o novo marco regulatório do setor petrolífero, o país no comércio internacional especialmente como exportador de tecnologias agropecuárias, a vulnerabilidade ambiental no comércio bilateral Brasil e União Européia e os problemas fundiários.

A última destacará a crescente importância do Brasil no contexto internacional. O debate terá como foco parcerias brasileiras com os Estados Unidos, as questões sócio-jurídicas da nova imigração, os novos rumos das Forças Armadas e os direitos humanos e internacionais na política externa brasileira.  

Incrições abertas!   


 

Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Unesp 2012 - Todos os direitos reservados