home
listar posts
fale conosco

Daniel Patire é jornalista
e fotógrafo
da ACI Unesp
Outros depoimentos
Publicado em 04/12/2012 às 13:15

Os estudantes Ariadne Schneider, Carolina de Oliveira, Filipe dos Santos Minuti e Karila Martins dos Santos, falaram ao BlogACI um pouco sobre as pesquisas feitas na Iniciação Científica. Eles cursam Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia (FEB) da UNESP de Bauru. De acordo com eles, a iniciação possibilitou experiências que não poderiam viver se não passassem por ela na graduação.

Apresentações Orais
Publicado em 03/12/2012 às 17:45

Além do formato de posterês, os alunos participantes do XXIV CIC também fizeram exposições orais dos resultados de suas pesquisas de Iniciação Científica. O vídeo abaixo traz a apresentação do estudante do curso de Engenharia Cartográfica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente, Mauricio Schiavolin Silva.

Apresentação de trabalhos no formato painel
Publicado em 03/12/2012 às 15:40

Durante a exposição de painéis, estudantes, professores e avaliadores têm a oportunidade de trocarem experiências. Para permitir a vivência dessa experiência, gravamos depoimentos durante as sessões de apresentação de paíneis no XXIV CIC.

Sugerimos ouvir o vídeo com fones, devido ao ruído.

Apresentação de trabalhos em fotos
Publicado em 30/11/2012 às 10:30

Durante o Congresso de Iniciação Científica, os alunos participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para outros estudantes e professores. Essa é uma oportunidade para trocarem experiências e até gerar novas pesquisas.

Empreendedorismo se aprende na Universidade
Publicado em 29/11/2012 às 17:10

O professor Carlos Brito, da Universidade de Lisboa, ministrou uma palestra sobre as ações feitas por sua Universidade para despertas as ações empreendedoras em alunos de graduação e pós-graduação. Para o docente, o Empreendedorismo é um importante transformador social. 

Veja a entrevista:

Veja mais fotos da conferência:

A importância da Iniciação Científica para a formação dos jovens pesquisadores
Publicado em 29/11/2012 às 14:18

Em entrevista para o BlogACI, a coordenadora executiva do XXIV CIC, Maysa Furlan, fala da importância da Iniciação Científica para a formação de jovens pesquisadores. Para a professora,  a maior procura por bolsas nessa modalidade de pesquisa, demonstra que os graduandos despertaram para uma nova forma de conhecimento, no qual, eles participam da construção do saber.

Veja a entrevista.

Apresentação musical
Publicado em 08/11/2012 às 07:30

O doutorando em Música do Instituto de Artes (IA), câmpus de São Paulo, Paulo Veríssimo, e o multi-instrumentista formado pela Unesp, Renan Bragatto, apresentaram canções populares brasileiras para a platéia.

Premiação dos melhores projetos participantes da Olimpíada da AUIN
Publicado em 08/11/2012 às 07:07

Durante a cerimônia de abertura do CIC, a Agência de Inovação Premiou os melhores projetos que participaram da Olímpiada de Inovação. A competição voltada para alunos de graduação da Unesp, foi realizada em parceria com o Universia Brasil e com a Petrobrás, e teve o apoio da Pró-reitora de Pós-graduação (Propg) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Categoria: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

1o Lugar:

(Da esquerda para a direita) Cássio Brandão, do Universia, Elísio Caetano, da Petrobrás, Marcus Felipe Calori Jorgetto , aluno premiado com o primeiro lugar, a professora Vanderlan Bolzani, diretora-executiva da AUIN, e Julio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da Reitoria da Unesp.

Jorgetto é estudante do do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia, câmpus de Ilha Solteira.

(da esq. para a direita) Brandão, Caetano, a professora Vanderlan, Thiago Vinicius de Almeida Tomazelli, segundo lugar, e Durigan. Tomazelli estuda no curso de Engenharia Biotecnológica, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Assis.

Categoria: Produtos e/ou Processos

1o Lugar:

Francis Tiago de Campos Koba (segundo da direita para a esquerda), aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação, do câmpus de Sorocaba, foi o vencedor nessa categoria.

O estudante João Pedro Neto (com o certificado e a placa em mãos), do curso de Engenharia Biotecnológica, da unidade de Assis, obteve a segunda colocação na Olimpíada.

Os autores dos melhores projetos participarão de um “Estágio de Verão” em 2013, com todas as despesas pagas. A oportunidade é oferecida pelo Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, e acontecerá no Rio de Janeiro. Já Tomazelli e Pedro Neto ganharam um curso relacionado a empreendedorismo, propriedade intelectual e gestão da inovação na Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

A abertura do XXIV CIC em fotos
Publicado em 08/11/2012 às 06:40

Na noite do dia 6 de novembro, terça-feira, a Pró-reitoria de Pesquisa fez a abertura do Congresso de Iniciação Científica.Realizado no Hotel Colina Verde, na cidade paulista de São Pedro, o evento conta com a presença de 800 alunos de graduação, além de professores e pós-graduandos da Unesp e de outras universidades.

Público assiste a fala das autoridades.

A coordenadora executiva do congresso e assessora da Prope, professora Maysa Furlan, aponta a Iniciação Científica como um dos pilares da Universidade. 

Para a pró-reitora de Pesquisa, a noite foi de celebração - uma festa para a pesquisa na Universidade. "A Iniciação Científica tem um papel estratégico na formação dos jovens. Além do  melhor resultado obtido em sala de aula, melhor prepraração para o mestrado, o aluno se contamina com o método científico e o carrega por toda a sua vida", disse.

O vice-reitor no exercício da reitoria, Julio Cezar Durigan, destacou o papel social da Universidade, durante seu discurso na cerimônia de aberura. "Além de formar profissionais que atuaram na sociedade para modificá-la, a Universidade pesquisa sobre os problemas dessa própria sociedade, atualizando o conhecimento, e tornando-o emancipador", salientou.

 

(Da esquerda para a direita) Maysa, Durigan, Maria José e o assessor da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Eduardo Kokubun, formam a mesa de autoridades.

 

XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP
Publicado em 08/11/2012 às 00:35

 

Sustentabilidade: Um Sonho de Futuro

O Congresso de Iniciação Científica da UNESP se configura no maior evento que alicerça atividades de pesquisa desenvolvidas por alunos de Graduação da Universidade. Participam do evento alunos da UNESP bolsistas do Conselho Nacional de Pesquisa Tecnológica (CNPq), da FAPESP e ainda aqueles que desenvolvem pesquisas com bolsas institucionais, contrapartida ao Programa PIBIC/PIBITI do CNPq e alunos sem bolsa. O evento é realizado em duas fases, a primeira no interior de cada Unidade Universitária e Campi Experimentais da UNESP, com a participação neste ano de 3260 estudantes. Dentre estes, foram selecionados 800 trabalhos com reconhecido mérito científico para integrar a segunda reunião, a ser realizada em São Pedro, no período de 06 a 09 de novembro de 2012. A atividade de iniciação científica na UNESP vem aumentando em qualidade e quantidade de forma sistemática, atraindo crescente interesse tanto do corpo discente quanto do corpo docente da Universidade.

Este ano a temática escolhida está atrelada às discussões sobre sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das gerações futuras, tema este que se constitui em um marco em nosso país e no qual temos grande protagonismo. O Brasil se configurou no grande palco dessas discussões como sede da Conferência Mundial denominada Rio + 20. Dela participaram lideranças de todo o mundo com vistas a estabelecer um balanço de tudo o que foi feito nos últimos vinte anos, com o propósito de renovar o compromisso anteriormente assumido com o desenvolvimento sustentável. Sabemos que todas as discussões e alternativas estabelecidas para a diminuição do impacto das atividades do ser humano no planeta não é responsabilidade somente dos nossos governantes, mas também de toda a sociedade civil.

Nesse contexto, a Universidade desempenha um papel fundamental, principalmente porque é detentora de saberes. Portanto, seu compromisso em disseminar ideias e ideais que visam estabelecer um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente é condição sine qua non para que seja reconhecida como um berço do desenvolvimento do conhecimento em prol da sociedade. Discussões sobre temas e ações relacionados à sustentabilidade no que tange a exploração dos recursos vegetais de florestas e minerais de forma controlada, uso de fontes de energia limpas e renováveis com vistas a diminuir o consumo de combustíveis fósseis, assim como o bom aproveitamento de água e dos recursos hídricos se configuram em alguns pilares que devem alicerçar pesquisas científicas para garantir o desenvolvimento sustentável da humanidade.

A Universidade com sua permeação por diferentes aspectos da sociedade deve também influenciar na adoção de atitudes pessoais e empresariais voltadas para processos de reciclagem de resíduos sólidos com vistas não somente na geração de renda, mas também como determinante na diminuição da quantidade de lixo no solo, além de interferir na valorização de bens intangíveis como cultura e desenvolvimento. Portanto, pautar e discutir o tema em um Congresso que reúne os atores da principal atividade fim da Universidade que é a formação de recursos humanos é vislumbrar um sonho de futuro no qual a pesquisa e a extensão do conhecimento gerado possa contribuir para um desenvolvimento sustentável a humanidade.

 

Texto de divulgação do congresso produzido pela Pró-reitoria de Pesquisa

Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Unesp 2012 - Todos os direitos reservados