home
listar posts
fale conosco

Leandro Rocha é jornalista
da ACI FMB
da Unesp de Botucatu

Lídia Rogatto
é jornalista e
colaboradora da ACI
para este Blog.
Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada atingiu seus objetivos e deve se repetir
Publicado em 10/10/2012 às 12:12

No último sábado, 6 de outubro, chegamos ao final da primeira edição da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Oncologia Comparada. Uma iniciativa da Unesp, com o imprescindível apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e que contou com a parceria da USP (Universidade de São Paulo) e do Hospital A.C Camargo.

Foi nítida a sensação de que, cada um que pôde estar em Águas de São Pedro durante os seis dias de atividades, não queria perder uma oportunidade sequer de absorver conhecimentos trazidos pelos principais especialistas do mundo no assunto. Além disso, como enfatizou a professora Silvia Regina Rogatto, organizadora do evento, em entrevista a esse blog, foi possível iniciar conversas para importantes parcerias que, com certeza, contribuirão para os avanços na compreensão sobre o câncer, tanto no tratamento quanto na prevenção e prognóstico. Para Rogatto, contribuiu, inclusive, para a internacionalização da ciência brasileira.

Já está sendo estruturado um grupo de pesquisadores brasileiros que trabalharão em estudos de oncologia comparada. Com isso, o país deverá ser projetado como referência no cenário mundial, nessa área do conhecimento.

Alunos de pós-graduação de diferentes instituições, bem como pesquisadores e especialistas foram unânimes ao reconhecerem e elogiarem o ineditismo da iniciativa no Brasil e a possibilidade que a ESPCA ofereceu de integração entre jovens e veteranos cientistas. Foram momentos de intensa troca de conhecimentos, experiências e apresentação das novidades na área.

E para o futuro ficou a perspectiva de essa escola se repetir. A partir de encontros como foi a ESPCA é possível, como já ocorreu neste, que surjam produtivos projetos colaborativos e até importantes descobertas. Estudar o câncer em homens e animais é uma forma avançar na árdua tarefa de desvendar os mistérios dessa doença ainda tão surpreendente, buscando sempre o bem estar de ambas as espécies.

Aguardem! Nós, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, estaremos à postos para levar a você todas as informações sobre futuras iniciativas nessa e em outras áreas.

Obrigado pela companhia.

Até breve!

Profª Maria Lúcia Dagli, da USP, cogita novas edições da ESPCA devido ao sucesso do evento
Publicado em 08/10/2012 às 17:09

A professora Maria Lúcia Zaidan Dagli, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP) foi uma das autoridades que compuseram a mesa durante a cerimônia de encerramento da ESPCA. Em entrevista a este blog, ela falou dos planos para a realização de novas edições da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Oncologia Comparada.

Confira a entrevista

 

 

Especialista do Hospital A.C Camargo fala sobre os avanços dos estudos sobre câncer de pênis
Publicado em 08/10/2012 às 16:54

No último dia de apresentações da ESPCA, o professor Fernando A. Soares, do Hospital A.C. Camargo, ministrou uma palestra sobre sua linha de pesquisa: "Câncer Penano em Humanos e Animais". Soares tem diversos estudos em parceria com a professora da Faculdade de Medicina da Unesp - Câmpus de Botucatu, Silvia Regina Rogatto, organizadora do evento.

Em entrevista a este blog, o especialista falou sobre sua pesquisa e também a respeito das contribuições que a ESPCA proporcionou aos estudos de oncologia comparada.

Ouça a entrevista

Convidados puderam conheceram detalhes do Programa "Ciência sem Fronteiras", da CAPES
Publicado em 08/10/2012 às 12:20

Ainda no encerramento da ESPCA, Thais Mere Marques Aveiro, representando a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), explicou aos presentes sobre o Programa "Ciência sem Fronteiras".

Alunos de doutorado classificam ESPCA como "momento único" para contato com especialistas internacionais em oncologia comparada
Publicado em 08/10/2012 às 11:31

Logo após a cerimônia de encerramento da ESCPA, no sábado, 6 de outubro, nós conversamos com dois alunos de doutorado que participaram do evento e comentaram sobre como o conteúdo absorvido durante uma semana de discussões acrescentou em sua carreira.

Você poderá conferir, abaixo, áudio com a doutoranda Érica Maria Terra, da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp - Câmpus Jaboticabal e Conrado Oliveira Gamba, doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Érica Maria Terra

Conrado Oliveira Gamba

 

 

ESPCA chega ao fim contabilizando resultados positivos e com promissoras perspectivas para o futuro
Publicado em 08/10/2012 às 11:16

Chegou ao fim no último sábado, 6 de outubro, a primeira edição da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Oncologia Comparada, que foi realizado durante uma semana em Águas de São Pedro, interior de São Paulo.


O evento tinha como como objetivo principal reunir especialistas de diferentes países, assim como estudantes, para discutir a medicina molecular aplicada em nível animal, humano e comparado sob os aspectos básico e aplicado. Foi apresentada uma perspectiva global do conhecimento atual de estratégias de prevenção e tratamento do câncer.

A organizadora da ESPCA, professora Silvia Rogatto (em pé, na foto acima), da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu , avalia as conquistas dessa iniciativa. Ela menciona, inclusive, alguamas parcerias que puderam ser firmadas durante as palestras e discussões.

Participaram da cerimônia de encerramento, além de Rogatto, a professora Maria Lúcia Dagli (Faculdade de Medicina Veterinária da USP); Fernando A. Soares, do Hospital A.C Camargo e o professor Geovanni Dantas Cassalli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - foto acima.

Professora Rogatto homenageou toda sua equipe que participou deu apoio na organização da ESPCA, chamando os integrantes ao palco para receberem os aplausos dos participantes (foto abaixo).

Ouça a avaliação da professora Silvia Rogatto sobre a ESPCA

 

Comitiva de pesquisadores que estão no Brasil para a ESPCA visitou laboratórios experimentais e o NeoGene, na Unesp de Botucatu
Publicado em 05/10/2012 às 17:53

Durante a visita ao câmpus da Unesp, em Botucatu, a comitiva de pesquisadores estrangeiros que estão participando da ESPCA conheceram o Laboratório NeoGene, coordenado pela professora Silvia Regina Rogatto - organizadora do evento.

O NeoGene, Grupo Multidisciplinar de Estudo de Neoplasias Humanas, desenvolve pesquisa básica em genética de tumores sólidos humanos, incluindo os benignos (leiomiomas uterinos e proliferações benignas da mama) e carcinomas comuns na população brasileira (carcinomas de cabeça e pescoço, de próstata e mamários). O grupo conta com uma equipe formada por especialistas na área, incluindo pesquisadores, cirurgiões, patologistas e clínicos, bem como alunos de graduação e pós-graduação.

Trabalha em colaboração com outras entidades de atendimento e pesquisa a pacientes com câncer (Hospital do Câncer A.C. Camargo, São Paulo, SP; Hospital Amaral Carvalho de Jaú, SP; Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu-SP, Unesp).

Os visitantes também puderam conhecer os Laboratórios Experimentais da FMB/Unesp.

Pesquisadores de várias partes do mundo, que participam da ESPCA, conheceram a Unidade de Pesquisa Clínica da Medicina/Unesp
Publicado em 05/10/2012 às 17:45

Interessados em conhecer cada detalhe da instituição, os participantes da ESPCA também puderam visitar a Unidade de Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu.

A UPECLIN integra a RNPC - Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino (que conta com 32 unidades). É competência da unidade realizar pesquisa clínica (pesquisa em seres humanos) de projetos encaminhados por todas as unidades da Unesp, de interesse do Ministério da Saúde e do SUS, com investimento público ou privado, participando como centro coordenador ou colaborador, desde que o produto em investigação/desenvolvimento atenda todas as legislações vigentes no país. Já ocorrem vários ensaios clínicos multicêntricos desenvolvidos em parceria com várias unidades da Rede Nacional de Pesquisa Clínica.

Atualmente, a Upeclin tem capacidade para atender, por dia, 100 sujeitos de pesquisa em seus consultórios e pode realizar até oito internações diárias. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp e Hospital das Clínicas da FMB que tiverem pesquisas em andamento, com financiamento público ou privado, podem transferir as atividades para as instalações unidade. Não haverá despesas adicionais.

Visita a Unesp de Botucatu incluiu "tour" pela Seção de Radioterapia
Publicado em 05/10/2012 às 17:40

Ainda em Botucatu, os especialistas, que estão há quase uma semana participando da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Oncologia Comparada, em Águas de São Pedro, puderam conhecer a Seção de Radioterapia do Hospital das Clínicas da FMB. Os convidados puderam ter contato com os equipamentos utilizados no tratamento dos doentes atendidos pelo HC - que abrange uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes.

 

 

Participantes da ESPCA visitam Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, em Botucatu
Publicado em 05/10/2012 às 17:35

Pesquisadores que estão participando da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Oncologia Comparada, durante visita a Botucatu, conheceram as instalações do Hospital das Clíncias da Faculdade de Medicina da Unesp. Ao passearem pelos corredores, fizeram uma breve parada em um ponto histórico, onde paineis contam um pouco sobre a  construção do HC.

Eles foram guiados pela diretora da FMB, professora Silvana Artioli Schellini.

Participantes da ESPCA visitam câmpus da Unesp em Botucatu
Publicado em 05/10/2012 às 17:30

Na tarde desta sexta-feira, 5 de outubro, participantes da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Oncologia Comparada (ESPCA) realizaram uma visita técnica ao câmpus da Unesp, em Botucatu. Os convidados se reuniram com a diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu, professora Silvana Artioli Schellini em seu gabinete e em seguida percorreram alguns setores da unidade.

Eles passearam pelos corredores do Hospital das Clínicas da FMB -  onde puderam, por meio de paineis fotográficos, conhecer um pouco da história do HC. Em seguida foram até a Unidade de Pesquisa Clínicas (Upeclin), Seção de Radioterapia e Laboratórios Experimentais. Os pesquisadores ainda estiveram Laboratório Neogene, onde está parte dos equipamentos utilizados nos projetos da professora Silvia Regina Rogatto, organizadora da ESPCA.

Para encerrar o passeio, eles puderam visualizar toda a infra-estrutura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e também visitaram o Instituto de Biociências.

Participaram da visita: Prof. Jan Mol e esposa, Profª Trang Hoang, Prof .James Trosko, Prof. Holger Kalthoff e Prof. Robson Carvalho (IBB/Unesp).

"Genomic alteration in hereditary colorectal patients without mutations in mismatch repair genes", by Rolando André Rios Villacis
Publicado em 05/10/2012 às 17:16

Yesterday's oral presentation "Genomic alteration in hereditary colorectal patients without mutations in mismatch repair genes", by Rolando André Rios Villacis.

 

"A high-resolution system for metabolic imaging of cancer", by Eduardo H. Moriyama
Publicado em 05/10/2012 às 17:15

Yesterday's oral presentation "A high-resolution system for metabolic imaging of cancer", by Eduardo H. Moriyama.

"Identification of BMP4 as a novel target and mediator of TAZ-induced EMT and cell migration in mammary cells", by Dulcie Lai.
Publicado em 05/10/2012 às 17:14

Yesterday's oral presentation "Identification of BMP4 as a novel target and mediator of TAZ-induced EMT and cell migration in mammary cells", by Dulcie Lai.

"Tumor RNA-transfected Dendritic cells and combined therapy with low dose 5-FU induce regression of murine colon cancer", by Marcela Rodrigues de Camargo
Publicado em 05/10/2012 às 17:13

Yesterday's oral presentation "Tumor RNA-transfected Dendritic cells and combined therapy with low dose 5-FU induce regression of murine colon cancer", by Marcela Rodrigues de Camargo.

"Isolation and characterization of three novel splice variants of the reck tumor and metastasis suppressor gene: potential biomarkers for prognostic in glioblastoma multiforme", by Marina Trombetta-Lima
Publicado em 05/10/2012 às 17:05

Yesterday's oral presentation "Isolation and characterization of three novel splice variants of the reck tumor and metastasis suppressor gene: potential biomarkers for prognostic in glioblastoma multiforme", by Marina Trombetta-Lima.

Prof. James Trosko palestrou sobre "Evolution of energy metabolism, Stem Cells, and Cancer Stem Cells: How the Warburg Hypothesis and Barker Hypothesis might be linked"
Publicado em 05/10/2012 às 11:41

Uma foto do Prof James Trosko, que apresentou palestra sobre: "Evolution of energy metabolism, Stem Cells, and Cancer Stem Cells: How the Warburg Hypothesis and Barker Hypothesis might be linked".

A  Escola São Paulo de Ciência  Avançada de Oncologia Comparada, está acontecendo desde 30 de setembro no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro.

O objetivo principal é reunir especialistas líderes de grupo de diferentes países, assim como estudantes, para discutir a medicina molecular aplicada em nível animal, humano e comparado sob os aspectos básico e aplicado. Será apresentada uma perspectiva global no conhecimento atual, nas estratégias de prevenção e tratamento do câncer.

Amigas fazem uma pausa nas atividades da ESPCA para um café e muita troca de informações
Publicado em 04/10/2012 às 16:33

Prof. Geovanni Cassali (UFMG) palestrou sobre "Comparative Mammary Oncology: Canine Model" e opinou sobre a ESPCA
Publicado em 04/10/2012 às 16:27

Nesta entrevista, Prof. Geovanni Cassali, da Universiade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresentou sua palestra sobre "Comparativa mamária Oncologia: Canine Model", fala sobre sua pesquisa e a importância da ESPCA.

 

"Hematopoietic Stem Cells have an Intrinsic Expansion Limit", by Shanti Rojas-Sutterlin.
Publicado em 04/10/2012 às 12:37

Yesterday's oral presentation "Hematopoietic Stem Cells have an Intrinsic Expansion Limit", by Shanti Rojas-Sutterlin.

Doutorando do A.C. Camargo fala sobre contribuições da ESPCA
Publicado em 04/10/2012 às 12:07

Nesta entrevista (em Português), o doutorando Juan José Moyano, do Laboratório NeoGene - Centro Internacional de Pesquisa e Ensino, do Hospital do Câncer A. C. Camargo, fala sobre suas impressões da ESPCA e do que representa para os profissionais da área uma reunião internacional em Oncologia Comparada.

 

Prof David Argyle diz que ESPCA é "passo à frente" na pesquisa internacional sobre câncer
Publicado em 03/10/2012 às 18:06

Essa é a segunda parte da entrevista com o Prof David Argyle. Dessa vez, ele discute as implicações da Escola Avançada de Oncologia Comparada  e a classifica como "um grande passo à frente na pesquisa do câncer em nível internacional".

 

 

Prof David Argyle, da Royal School (Dick) e Instituto Roslin aborda seus estudos sobre biologia fundamental
Publicado em 03/10/2012 às 18:00

Ao falar com nosso blog, o Prof David Argyle, da Royal School (Dick) de Estudos Veterinários e Instituto Roslin (Universidade de Edimburgo, Reino Unido). Neste vídeo, o Prof Argyle fala brevemente sobre seu trabalho envolvendo biologia fundamental. O especialista também relata  suas impressões sobre o Brasil e a importância Escola de Oncologia Comparada para as pesquisas na área.

Assista!

 

James Trosko, da Michgan State University, detalha seus estudos na área de oncologia
Publicado em 03/10/2012 às 17:31

Nesta entrevista, o professor James Trosko, da Michigan State University (EUA), se recorda de sua via académica e explica sua pesquisa atual. O pesquisador, que é professor de Pediatria e Desenvolvimento Humano,  descobriu recentemente biomarcadores para células-tronco adultas humanas que forneceu forte evidência para a "teoria da célula-tronco" de câncer.

Dr. Trosko é o diretor da Divisão de Toxicologia genética e epigenética da Faculdade de Medicina Humana da Universidade Estadual de Michigan .

Confira seus relatos. Vale a pena!

Prof David Vail discute cooperação científica entre norte-americanos e brasileiros
Publicado em 03/10/2012 às 11:54

 

Prof. David Vail, da Universidade de Wisconsin-Madison, discute, nesta entrevista,a infra-estrutura e o financiamento para a cooperação científica entre norte-americanos e brasileiros. Ele fala sobre o assunto em um descontraído bate-papo com a organizadora do evento, professora Silvia Regina Rogatto.
 
Assista!
 

 

Toshikazu Ushijima e suas impressões em relação ao Brasil
Publicado em 03/10/2012 às 11:41

Nosso convidado Toshikazu Ushijima, na última parte de sua entrevista, fala sobre suas impressões em relação ao Brasil.

Confira!

 

Saiba o que pensa Toshikazu Ushijima sobre a Epigenética
Publicado em 03/10/2012 às 11:38

Toshikazu Ushijima também respondeu sobre a importância da Epigenética e suas contribuições à oncologia comparada.

 

Toshikazu Ushijima fala sobre sua linha de pesquisa
Publicado em 03/10/2012 às 11:07

Toshikazu Ushijima, do National Cancer Center Research Institute, no Japão, fala sobre sua pesquisa em oncologia comparada e também a respeito dos investimentos que vem sendo feitos em ciência promovidos por seu país. O convidado é especialista em Epigenética, biologia molecular e carcinogênese química.

Confira!

 

Toshikazu Ushijima, do Cancer Center Research Institute, comenta sobre suas expectativas em relação à ESPCA
Publicado em 03/10/2012 às 10:38

 

Toshikazu Ushijima National, do  Cancer Center Research Institute, do Japão, falou a este blog sobre suas primeiras impressões sobre o Brasil e também comentou como um evento como a ESPCA pode colaborar para os estudos na área da oncologia. O áudio está em inglês.
 
 
Entrevista com Prof. Roger Chammas
Publicado em 02/10/2012 às 10:00

Após dar sua palestra de título " Tumors as complex organs: are cancers manageable through the modification of their microenvironment?", o Prof. Dr. Roger Chammas concedeu uma entrevista à ESPCA. Nela, Chammas discute o foco de sua pesquisa em melanomas e avalia a importância de uma escola em oncologia comparada. Confira!

 

Diretora da Faculdade de Medicina da Unesp avalia contribuição da ESPCA para o ensino e pesquisa
Publicado em 02/10/2012 às 09:30

Professora Silvana Artioli Schellini, diretora da Faculdade de Medicina da Unesp - Câmpus de Botucatu, foi uma das autoridades presentes na cerimônia de abertura da Escola São Paulo  de Ciência Avançada em Oncologia Comparada, que está acontecendo até o dia 6 de outubro em Águas de São Pedro. Ela ressalta a importância da parceria com a Fapesp e também menciona as vantagens, para a faculdade, do contato com alunos de graduação e pós-graduação internacionais.

Schellini também frisou que a FMB está de portas abertas para receber os participantes do evento para uma visita técnica, que deve acontecer ainda nesta semana.

Assista a entrevista concedida a este blog:

 

 

 

Silvia Rogatto, organizadora da ESPCA, fala sobre suas expectativas
Publicado em 02/10/2012 às 09:00

 

Satisfeita com a presença de especialistas de várias partes do mundo e confiante em uma valiosa troca de conhecimentos, a coordenadora da Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada (ESPCA), Silvia Regina Rogatto, falou com nossa equipe sobre suas expectativas em relação ao evento.
 
A ESPCA está acontecendo no Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro, até dia 6 de outubro. Continue acompanhando, aqui, as atualizações diárias sobre as palestras e discussões.
 
Objetivo dessa realização é reunir especialistas líderes de grupo de diferentes países, assim como estudantes, para discutir a medicina molecular aplicada em nível animal, humano e comparado sob os aspectos básico e aplicado. Será apresentada uma perspectiva global no conhecimento atual, nas estratégias de prevenção e tratamento do câncer.
 
Assista ao depoimento de Silvia R. Rogatto:

Sejam bem vindos à Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada!
Publicado em 01/10/2012 às 18:38

Após muito planejamento e trabalho de organização, teve início da noite do último domingo, 30 de setembro, a primeira edição da Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada, que acontece até dia 6 de outubro . Ainda era dia, quando cientistas do mundo todo começaram a chegar no Grande Hotel São Pedro, na interiorana e pacata Águas de São Pedro, em busca de atualizar seus conhecimentos nessa área ainda pouco estudada da oncologia.
 
 Estiveram presentes na cerimônia de abertura a pró-reitora licenciada de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge; a diretora da Faculdade de Medicina da Unesp, Silvana Artioli Schellini e José Paes de Almeida Nogueira Pinto, vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp – ambas do Câmpus de Botucatu (FMVZ). Também compuseram a mesa de autoridades: Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor da área de ciência da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); Geovanni Dantas Cassali, representando a Faculdade de Veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Maria Lúcia Zaidan Dagli, da Faculdade de Medicina Veterinária da USP (Universidade de São Paulo).
 
Quem teve o prazer de fazer as honras da primeira conferência foi  David Vail, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin-Madison, e do Carbone Comprehensive Cancer Center, EUA, que falou sobre ensaios comparativos de oncologia clínica: experiência na América do Norte. Antes, porém, Carlos Brito, da Fapesp, fez uma apresentação sobre a fundação.
 
A Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada tem como objetivo principal reunir especialistas líderes de grupo de diferentes países, assim como estudantes, para discutir a medicina molecular aplicada em nível animal, humano e comparado sob os aspectos básico e aplicado. Será apresentada uma perspectiva global no conhecimento atual, nas estratégias de prevenção e tratamento do câncer.
 
Ao final das primeiras atividades do evento, a primeira a conceder entrevista ao nosso blog foi a pró-reitora licenciada de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge (foto).
 
 

 

 

Expectativas do evento, por Juan Muñoz
Publicado em 29/09/2012 às 16:24

Confira abaixo uma declaração do doutorando Juan José Augusto Moyano Muñoz, do laboratório Neogene (Unesp), sobre as expectativas da Escola.

Esperamos conhecer as metodologias atuais que vem sendo desenvolvidas em grupos de pesquisa liderados por pesquisadores de alto nível, nacionais e internacionais, e que possam nos ajudar com o desenvolvimento dos nossos projetos.

É importante ter pesquisadores nacionais e internacionais especialistas nas diferentes áreas associadas a oncologia já que é uma grande oportunidade de interagir com os mesmos. Dessa maneira, tendo a possibilidade de estabelecer colaborações efetivas, realização de estágios, além de incursionar em áreas novas que tenham aplicabilidade a partir dos nossos resultados, para benefício da sociedade.

Silvia Rogatto, organizadora da ESPCA fala sobre suas expectativas. Ouça!
Publicado em 28/09/2012 às 16:21

Para que possamos nos conhecer melhor, você já pode ouvir as declarações da professora Silvia Regina Rogatto, organizadora da Escola São Paulo Avançada de Oncologia Comparada.

A especialista falou com a equipe da ACI da FMB/Unesp sobre a ESPCA e o áudio foi disponibilizado em 11 de julho de 2012.
 
 

Até breve!

Unesp e Fapesp promovem evento internacional para atualizar pesquisadores sobre oncologia comparada
Publicado em 28/09/2012 às 15:50

Dentro de dois dias, a cidade de Águas de São Pedro sediará um evento internacional sobre Oncologia Comparada. A Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), com inscrições encerradas, contará com mais de 115 convidados, entre estudantes e pesquisadores do mundo todo, que discutirão um tema de grande complexidade e múltiplas faces – o câncer.

O evento, que começará na tarde do dia 30 de setembro e seguirá até o dia 6 de outubro, será realizado no Grande Hotel São Pedro. O apoio para a elaboração da ESPCA veio da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, da USP (Universidade de São Paulo), do Hospital A.C. Camargo e da agência Fapesp - que financiará a participação de mais de 95 pesquisadores.

Este blog fará a cobertura completa do evento, divulgando fotos, vídeos, entrevistas e podcasts. Fique atento para mais novidades!

Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Publicado em // às :
Unesp 2012 - Todos os direitos reservados